sexta-feira, 2 de julho de 2010

, é bem. e o resto ?

agoora, porque é que nenhuma dessas caprichosas me fez esquecer a primeira amada do meu coração? talvez porque nenhuma tinha os olhos de ressaca, nem os de cigana oblíqua e dissimulada. mas não é este propriamente o resto do livro, o resto é saber se a Capitu da praia da Glória ja estava dentro de da Matacavalos, ou se esta foi mudada naquela por efeito de algum caso incidente.(...) mas eu creio que não, e tu concordaras comigo; se te lembras bem da Capitu menina, hás de reconhecer que uma estava dentro da outra, como fruta dentro da casca. é bem, qualquer que seja a solução, uma cousa fica, e é a suma das sumas, ou o resto dos restos, a saber, que a minha primeira amiga e o meu primeiro maior amigo, tão extremosos ambos e tão queridos tambem, quis o destino que acabassem juntando-se e enganando-me... a terra lhes seja leve! [ Dom Casmurro - Machado de Assis ]

Nenhum comentário: